Serviço de apoio domiciliário

O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) é uma resposta social que presta cuidados individualizados e personalizados no domicílio, a indivíduos e famílias quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as actividades da vida diária.
CARACTERIZAÇÃO DA RESPOSTA SOCIAL
Âmbito
A Resposta Social de Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), presta cuidados individualizados e personalizados no domicílio a indivíduos e famílias quando, por motivo de doença, ou outro impedimento, não possam assegurar as suas necessidades básicas e/ou as atividades da vida diária.
Objetivos da resposta social
Como objetivos da resposta social do Serviço de Apoio Domiciliário (adiante designado por SAD) apresentam-se os seguintes:
  • Cooperar com as famílias no apoio às pessoas idosas ou com debilidades, contribuindo para o seu bem estar e na satisfação das suas necessidades fundamentais, para assim evitar ou adiar o internamento em instituições.
  • Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos utentes, estabilizando ou retardando as consequências desagradáveis do envelhecimento.
  • Contribuir para a conciliação da vida profissional e familiar do agregado familiar.
  • Garantir cuidados e serviços adequados ás necessidades dos utentes.
  • Facilitar o acesso a serviços da comunidade.
Artigo 8
Serviços Prestados
  • O SAD presta os seguintes serviços:
– Distribuição de refeições;
– Higiene Pessoal;
– Higiene Habitacional;
– Tratamento de roupas;
– Acompanhamento de Refeições no domicílio;
Outros serviços:
– Assistência medicamentosa;
– Atividades socioculturais;
– Acompanhamento médico e de enfermagem;
– Limpezas gerais;
– Pequenas reparações em casa;
– Fisioterapia e reabilitação;
– Apoio psicológico;
– Outros serviços (marcação de consultas, pagamento de serviços).
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