Valdozende

Apresentação da Sede Valdozende

O Centro de Solidariedade Social de Valdozende – Sede (CSSV) é uma Fundação de utilidade Pública, registada como IPSS, situa-se no Distrito de Braga, Concelho de Terras de Bouro, freguesia de Valdozende, Lugar do Assento Rua 5 Nº 12. É limitado a Norte pela freguesia de Stª Isabel do Monte, a Nordeste e Oeste pelo concelho de Amares, a Sul pelo Concelho de Vieira do Minho, a Sudoeste e Este pela freguesia de Rio Caldo.
O CSSV inserido no concelho de Terras de Bouro, situa-se no vale do cavado. Possui 6 valências: Creche, Jardim de Infância, CATL( Centro de Actividades dos Tempos Livres) para crianças; Lar, Centro de Dia e Apoio Domicilio para Idosos. O CSSV foi fundado pela Igreja Evangélica Metodista Portuguesa em 1975 para dar resposta urgente às necessidades sociais na freguesia de Valdozende e outras à volta (Rio Caldo, Vilar da Veiga, Bouro, etc), é assim uma instituição de carisma Cristã, apoia utentes de qualquer cor, religião ou pais. Em 1982 celebrou acordos de cooperação com o Estado, sendo tutelado pelo Ministério da Segurança Social, passando a designar-se FUNDAÇÃO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL, ficou registado no livro das IPSS, possui assim Estatutos de Utilidade Pública. Neste momento apoia na sede 33 crianças dos 0-3 anos(creche); 25 dos 4-5 anos(Jardim de Infância); 32 crianças dos 6-14 anos(CATL).
No Lar apoiamos 15 idosos, no Centro de Dia apoiamos 14 idosos e no apoio domiciliário apoiamos 25 idosos.

Objectivos Gerais:
– Criação de emprego
– Combater desertificação
– Apoiar a comunidade local
– Apoio à Infância, Juventude e Terceira idade em todos os sectores sociais.

Objectivos valências crianças:
– Apoiar na educação e formação da criança.
– Contribuir para a melhoria da qualidade de vida.
– Colaborar com a família mediante a criação de condições para o desenvolvimento e educação dos seus descendentes.
– Colaborar no despiste precoce de qualquer inadaptação ou deficiência, encaminhado adequadamente as situações detectadas.

Objectivos idosos:
Cooperar com as famílias no apoio e ocupação das pessoas idosas, contribuindo para o seu bem estar e na satisfação das suas necessidades fundamentais. Contribuir para a melhoria da qualidade de vida através da alimentação, da higiene e medicação adequada e regular, bem como no acompanhamento emocional nesta fase da vida.

Menu