O Centro de Solidariedade Social de Valdozende – Sede (CSSV) é uma Fundação de utilidade Pública, registada como IPSS, situa-se no Distrito de Braga, Concelho de Terras de Bouro, freguesia de Valdozende, Lugar do Assento Rua 5 Nº 12. É limitado a Norte pela freguesia de Stª Isabel do Monte, a Nordeste e Oeste pelo concelho de Amares, a Sul pelo Concelho de Vieira do Minho, a Sudoeste e Este pela freguesia de Rio Caldo.
O CSSV inserido no concelho de Terras de Bouro, situa-se no vale do cavado.
Possui 6 valências: Creche, Jardim de Infância, CATL( Centro de Actividades dos Tempos Livres) para crianças; Lar, Centro de Dia e Apoio Domicilio para Idosos.
O CSSV foi fundado pela Igreja Evangélica Metodista Portuguesa em 1975 para dar resposta urgente às necessidades sociais na freguesia de Valdozende e outras à volta (Rio Caldo, Vilar da Veiga, Bouro, etc), é assim uma instituição de carisma Cristã, apoia utentes de qualquer cor, religião ou pais.
Em 1982 celebrou acordos de cooperação com o Estado, sendo tutelado pelo Ministério da Segurança Social, passando a designar-se FUNDAÇÃO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL, ficou registado no livro das IPSS, possui assim Estatutos de Utilidade Pública.
Neste momento apoia na sede 33 crianças dos 0-3 anos(creche); 25 dos 4-5 anos(Jardim de Infância); 32 crianças dos 6-14 anos(CATL).
No Lar apoiamos 15 idosos, no Centro de Dia apoiamos 14 idosos e no apoio domiciliário apoiamos 25 idosos.
A Arca de Noé, propriedade da Igreja Metodista Portuguesa fica situada em Stª Tecla (Braga). Este edificio foi concluído em 1992 e com o apoio de um grupo de Amigos (a Liga de Amigos) teve o seu início de atividade em Junho de 1995 com os serviços de CATL. Só em 1996, a instituição obteve os acordos de cooperação com a Segurança Social.
A instituição ampliou e adaptou o edifício, em 1999, para possibilitar a criação da valência de Creche e, em 2000, realizaram-se novas adaptações a fim de dar continuidade aos serviços de apoio à família com a valência de Jardim de infância, surgindo, em 2002, o serviço de apoio domiciliário.
A instituição atende diariamente 85 crianças, das quais 70 estão abrangidos pelo acordo de cooperação do Instituto da Segurança Social e, apoia 10 idosos, oriundos da zona circundante à mediação da instituição.