Arca de Noé

Apresentação da Arca de Noé – Braga

A Arca de Noé, propriedade da Igreja Metodista Portuguesa fica situada em Stª Tecla (Braga). Este edificio foi concluído em 1992 e com o apoio de um grupo de Amigos (a Liga de Amigos) teve o seu início de atividade em Junho de 1995 com os serviços de CATL. Só em 1996, a instituição obteve os acordos de cooperação com a Segurança Social.
A instituição ampliou e adaptou o edifício, em 1999, para possibilitar a criação da valência de Creche e, em 2000, realizaram-se novas adaptações a fim de dar continuidade aos serviços de apoio à família com a valência de Jardim de infância, surgindo, em 2002, o serviço de apoio domiciliário.

A instituição atende diariamente 85 crianças, das quais 70 estão abrangidos pelo acordo de cooperação do Instituto da Segurança Social e, apoia 10 idosos, oriundos da zona circundante à mediação da instituição.

A Fundação é reconhecida como de utilidade pública, pelo Decreto de Lei nº 9/85 de 9 de Janeiro, tendo por objetivos:
a) Apoiar a infância e os jovens e cooperar com as famílias na educação para o desenvolvimento pedagógico e social dos filhos, ou dos seus educandos;
b) Promover atividades para a formação de jovens, na educação e formação profissional, orientação e encaminhamento, apresentando medidas ativas de emprego, nomeadamente, através de empresas de inserção, tendo como objetivo a integração social e comunitária;
c) Contribuir para a proteção dos cidadãos na velhice e invalidez ou em todas as situações de falta ou diminuição de meios de subsistência ou de capacidade para o trabalho, assim como contribuir para integração, ocupação e bem-estar de pessoas idosas ou inválidas, em geral, coadjuvando os serviços públicos competentes e outras instituições e entidades, no espírito de interajuda, solidariedade e colaboração.

Menu